Agenda

Procurar

Palavras chave

Onde

O quê

Quando

  • Evento
    Onde
    Quando
  • RADIOSTESIA — CAPTAR, CONDUZIR, COMPREENDER FORÇAS INVISÍVEIS
    Gabinete do Som — Biblioteca Pública Municipal do Porto
    Até 15 OUT 2022

    Após Livros são árvores, bibliotecas são florestas, que inaugurou um novo ciclo de programação na sala de exposições temporárias da Biblioteca Pública, rebatizada Gabinete do Som e pensada como uma extensão da Biblioteca Sonora, o verdadeiro coração pulsante do Museu da Cidade, apresentamos agora Radiostesia [Captar, Conduzir, Compreender Forças Invisíveis].

    Ver mais
  • Curso Breve #10 Jaime Ramos, um detetive do Porto
    Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    Até 24 OUT 2022 20:00

    Este Curso Breve procurará fazer a história sentimental de Jaime Ramos como detetive do Porto, numa analogia permanente com a literatura do género (o romance policial) e a ideia de que não existe literatura policial. Uma das sessões será apresentada pelo poeta e médico João Luís Barreto Guimarães.  O Curso Breve desenvolve-se todas as segundas de outubro entre as 18H e as 20H ao longo de 4 sessões.

    Ver mais
  • Manuel Gusmão—Escrevo para um amigo que virá
    Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    Até 30 DEZ 2022

    Manuel Gusmão: Escrevo para um amigo que virá é a nova exposição que o Núcleo de Programação do Museu da Cidade preparou para o Gabinete Gráfico, instalado no foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, onde se desenvolve o programa literário da Feira do Livro. Poeta, ensaísta, professor universitário e leitor de poesia, Manuel Gusmão (Évora, 1945) é autor de uma obra inclassificável onde a poesia, a política e a poética se unem e concorrem para dar a ler o mundo e repensar os laços entre humanos e mais do que humanos.

    Ver mais
  • Douro: Terra e Atmosfera
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    Até 31 DEZ 2023

    Exposição de abertura da Extensão do Douro. A união ancestral do homem com a natureza é convocada nesse voo circular: do céu em direção ao solo  e do solo de volta ao céu.

    Ver mais
  • METAMORFOSES – Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    Até 31 DEZ 2023

    A nova montagem convoca um amplo número de peças que reúne pintura, mobiliário, tapeçaria e têxteis, cerâmica, louças e prataria, assim como outros surpreendentes núcleos da coleção como os conjuntos de leques, papéis recortados e de malacologia e, pela primeira vez, peças da coleção Távora Sequeira Pinto.

    Ver mais
  • Apresentação do Programa de Mediação e Educação 2022/2023
    5
    ENTRE QUINTAS
    6 OUT 2022 14:30–15:30

    No dia 6 de Outubro, 5ª feira, às 14h30, a Equipa de Mediação e Educação do Museu da Cidade vai apresentar a sua programação 2022/2023 para Grupos e Escolas. A sessão é aberta a professoras e professores de todos os níveis de ensino e a pessoas com interesse na área da educação.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos — Zoomania #2
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    8 OUT 2022 11:00–12:30

    Animais do céu e da terra habitam tapetes, objetos de cerâmica e móveis da Casa Guerra Junqueiro. Convidam a um olhar atento, desafiam a “entrar” num mundo escondido por detrás de cada objeto. E se pudéssemos um dia partilhar uma refeição com todos estes animais?

    Ver mais
  • Visita Orientada — Casa-mundo: a casa romântica como obra de arte total
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    8 OUT 2022 15:00–16:00

    Numa deambulação pela casa, outrora de campo, agora pensada como museu e espaço heurístico - à semelhança do que já acontecia nas de alguns pensadores românticos – podemos aceder a um espaço matricial da vida romântica. Esta casa que se nos apresenta como dispositivo de pensamento, ecoa a casa romântica, esse sítio impregnado de conceitos filosóficos e que encerra valores estruturantes da cultura contemporânea. E se imaginarmos a casa habitada? Podemos entrever figuras inspiradoras que indisciplinaram o conhecimento: Goethe, homem de criação e instituidor de uma nova mundividência ainda hoje surpreendente, e Alexander von Humboldt, o inventor da forma como ainda hoje vemos a natureza. Simbolicamente, o conceito de casa romântica adquire uma dimensão de verdadeira casa-mundo, território fértil para a obra de arte total.

    Ver mais
  • Deriva #10 Entre Liras e Bigornas
    Gabinete do Som — Biblioteca Pública Municipal do Porto
    8 OUT 2022 15:00–17:00

    Pequeno trajeto desde as fronteiras entre Bonfim e Campanhã, até ao Jardim de São Lázaro onde se encontra a Biblioteca Pública Municipal do Porto. Durante o percurso olhamos aos símbolos mudos que constituíram as forças ruidosas do séc. XIX e XX, na cidade.

    Ver mais
  • Constelação Brahms #2
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    8 OUT 2022 17:30–18:30

    No segundo recital integrado no ciclo Constelação Brahms do MUSEU DA CIDADE | Extensão do Romantismo teremos a oportunidade de escutar obras de três dos mais famosos e geniais compositores do período romântico - Chopin, Brahms e Liszt - pelos intérpretes Augusto Trindade (violino) e João Bettencourt da Câmara (piano), dois dos mais relevantes músicos e pedagogos portugueses.

    Ver mais
  • DIÁLOGOS ÍMPARES #10 – A nova definição de Museu
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    12 OUT 2022 18:30–19:30

    O ICOM (International Council of Museums) aprovou uma nova definição de Museu na sua última Assembleia Geral realizada em Praga, a 24 de agosto de 2022. Quais os novos caminhos traçados por esta definição? Como corresponder aos objetivos assumidos pela comunidade museológica internacional? Como podem os profissionais de museus e os museus portugueses participar?

    Ver mais
  • Sonda #10 O Arquivo de Duarte Belo
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    13 OUT 2022 18:00–19:00

    Sondar um Arquivo Virtual, percorrer caminhos, organizações, estruturas. Perder-se no rizoma de imagens e descobrir relações e contrapontos. Nesta Sonda, Duarte Belo apresenta o seu arquivo fotográfico e leva-nos a viajar pelas inúmeras possibilidades que este oferece.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos – Os arquitetos somos nós
    12
    CASA DO INFANTE
    15 OUT 2022 11:00–12:30

    Depois da visita e exploração da maqueta interativa do Porto Medieval, as crianças podem usar a sua imaginação e vários materiais para desenhar diferentes edifícios da sua cidade. No final, cada criança leva um pedaço dessa cidade.

    Ver mais
  • Constelação Brahms #3
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    15 OUT 2022 17:30–18:30

    O terceiro recital integrado no ciclo Constelação Brahms do MUSEU DA CIDADE | Extensão do Romantismo é preenchido com obras de dois geniais compositores do romantismo (Johannes Brahms e Franz Liszt) e com três peças de José Vianna da Motta, com Marta Menezes no piano.

    Ver mais
  • Resgate #10 “Eu que servi a Rainha de Inglaterra”
    12
    CASA DO INFANTE
    20 OUT 2022 15:30–16:15

    Nesta sessão será evocada a visita oficial da Rainha Isabel II e do Duque de Edimburgo ao Porto, em 29 de março de 1985, sendo revelados detalhes do programa e participantes, destacando a cerimónia nos Paços do Concelho, o almoço na Casa do Infante e a exposição Os ingleses e o Porto no Palácio da Bolsa.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos — Histórias de um rio #2
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    22 OUT 2022 11:00–12:30

    Sempre a correr, sem descanso, o Rio Douro percorre o mesmo caminho dia após dia, mês após mês, ano após ano. Mas são sempre diferentes os lugares que observa, as pessoas que encontra, as embarcações que o atravessam, até mesmo os obstáculos com que se depara, nesta travessia. Nesta oficina iremos conhecer as histórias que este rio conta, para depois criarmos histórias visuais num caminho longo, como o deste rio...

    Ver mais
  • Percurso Especial #4 — Jardins de outrora, que futuro?
    Jardins do Palácio de Cristal e Casa Tait
    22 OUT 2022 15:00–17:00

    Para esta jornada propomo-nos a explorar e contemplar a vegetação mais singular dos jardins do Palácio de Cristal, da Quinta da Macieirinha e Casa Tait mas, também, aprofundar o tema das pragas e doenças emergentes. Segundo os especialistas, o aumento do comércio mundial associado às alterações climáticas, estará na base da disseminação e aumento exponencial de pragas e doenças, particularmente as registadas nas últimas décadas na Europa. Perante o panorama atual, o Concelho do Porto (integrado na Zona Demarcada de erradicação da Xylella sp.), crê que a muito curto prazo comecemos a sentir o impacto dessas ações de controlo nos espaços verdes e arvoredo, levando a uma irremediável alteração da paisagem urbana e, consequentemente, ao desequilíbrio dos ecossistemas.

    Ver mais
  • Constelação Brahms #4
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    22 OUT 2022 17:30–18:30

    Neste quarto recital do ciclo Constelação Brahms do MUSEU DA CIDADE | Extensão do Romantismo teremos a oportunidade de testemunhar algumas das mais marcantes obras de dois geniais compositores do romantismo - Johannes Brahms e Sergei Rachmaninov. São intérpretes três notáveis músicos que, oriundos de países distintos, demonstram que a música é polo de união - Carolina Frederico, Jed Barahal e Vasco Dantas. 

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos — Padrão saltitão #2
    2
    CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO
    29 OUT 2022 11:00–12:30

    Uma imagem aos quadradinhos para baralhar, que outras imagens vai dar? Será que nela conseguimos descobrir um módulo para repetir num padrão? As peças da exposição também vão ser inspiração, para em família criarmos um padrão saltitão.

    Ver mais
  • Inventário #9 Mapeamento e Gestão da Arte Pública
    6
    PALACETE DOS VISCONDES DE BALSEMÃO | BANCO DE MATERIAIS
    29 OUT 2022 15:00–17:00

    Quantas peças de Arte Pública existem no Porto? Que cuidados requerem? Como se faz a sua monitorização? Como estão registadas e como se vai atualizando esse inventário? Neste Inventário, Maria Augusta Martins leva-nos aos bastidores do Serviço que cuida da Arte Pública do Porto para depois vermos com um novo olhar as muitas obras com que nos cruzamos nas trajetórias quotidianas pela cidade.

    Ver mais
  • Constelação Brahms #5
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    29 OUT 2022 17:30–18:30

    No último sábado de outubro, o ciclo Constelação Brahms do MUSEU DA CIDADE | Extensão do Romantismo apresentará obras de Johannes Brahms e Francis Poulenc. Esta tarde será ainda assinalada pela interpretação de peças do jovem compositor português, Pedro Emanuel Pereira. Estas obras serão interpretadas por dois talentosos jovens portugueses: Carlos Ferreira (clarinete) e Pedro Emanuel Pereira (piano).

    Ver mais
  • Constelação Brahms #6 – Concerto de Orquestra
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    30 OUT 2022 16:00–17:00

    A Orquestra Filarmónica Portuguesa, dirigida pelo seu Maestro Titular e Diretor Artístico, Osvaldo Ferreira, apresenta-se no MUSEU DA CIDADE | Extensão do Romantismo para um concerto inteiramente dedicado a compositores do período romântico, com obras de Gulda e Brahms.

    Ver mais