Agenda

Procurar

Palavras chave

Onde

O quê

Quando

  • Evento
    Onde
    Quando
  • Curso Breve #8 COMPREENDER A TERRA A PARTIR DELA– RETRATOS MÍTICOS, SIMBÓLICOS, FILOSÓFICOS, ESTÉTICOS E ECOSSISTÉMICOS
    Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    Até 30 MAI 2022 20:00

    Este curso breve percorre um conjunto de acessos ao que hoje chamamos a Terra, descrita ao longo do tempo segundo perspectivas muito diversas. O nosso périplo irá das representações pré-históricas e antigas até às mais contemporâneas, sem excessiva preocupação cronológica. Falaremos de geomorfologias e geopoéticas, interrogaremos os geomitemas e os geofilosofemas. Serão convocadas visões imaginárias, artísticas e filosóficas do Mundo, não deixando de lado alguns dos contributos que as ciências, e as ciências da Terra em particular, nos trazem. O Curso Breve desenvolve-se todas as segundas de novembro entre as 18H e as 20H ao longo de 4 sessões.

    Ver mais
  • DO PLANALTO SE DOBRA A MONTANHA
    Triplex—Palacete Viscondes de Balsemão
    Até 31 JUL 2022

    Secreta e silenciosa, como poucas na paisagem da arte contemporânea portuguesa, a obra de Maria Capelo tem vindo a constituir-se como uma lenta e perseverante construção visual e semântica, bem próxima do trabalho poético, entendido como processo de escavação, redução e modulação.  Combinando um escasso conjunto de elementos, entre os quais pontifica a árvore, denominador comum e omnipresente, o trabalho da artista em pintura e em desenho prossegue a milenar tradição paisagística, transversal a toda a produção artística, do Ocidente ao Extremo Oriente.

    Ver mais
  • RADIOSTESIA — CAPTAR, CONDUZIR, COMPREENDER FORÇAS INVISÍVEIS
    Gabinete do Som — Biblioteca Pública Municipal do Porto
    Até 12 AGO 2022

    Após Livros são árvores, bibliotecas são florestas, que inaugurou um novo ciclo de programação na sala de exposições temporárias da Biblioteca Pública, rebatizada Gabinete do Som e pensada como uma extensão da Biblioteca Sonora, o verdadeiro coração pulsante do Museu da Cidade, apresentamos agora Radiostesia [Captar, Conduzir, Compreender Forças Invisíveis].

    Ver mais
  • Pitorescos e naifs: do guia turístico ao view-master
    Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    Até 13 AGO 2022

    Pitorescos e naifs são estes manuais de sobrevivência para os aventureiros do vagão de segunda: pequenos livros de instruções desenhados para acomodar as diatribes e perrices da viagem em família. No seu conjunto representam um exercício especulativo sobre formas de abordar o desconhecido, assumindo no processo um carácter tanto emancipador como invasivo, que levou Georges Van den Abbeele a equiparar um grupo de turistas a uma força expedicionária sem armas.

    Ver mais
  • Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto
    12
    CASA DO INFANTE
    Até 11 SET 2022

    O geógrafo Álvaro Domingues e o arquiteto Ivo Poças Martins partem da documentação referente à intenção de rasgar a Rua Mouzinho da Silveira no Porto, em 1872, até à atualidade, numa viagem que faz cruzar tempos, lugares, cidadãos e práticas urbanas e socioculturais. Da Ribeira a S. Bento, a Mouzinho ilustra e acompanha as grandes ruturas tecnológicas do seu tempo, produzindo uma espacialidade que durante quase um século contribuiu para fixar um centro, entretanto deslocado da Ribeira para a baixa do Porto. Hoje, do nó da Arrábida ao Aeroporto, passando por Leixões, sucedem-se focos de novas centralidades que se distribuem e se relacionam no novo mapa da urbanização em curso.

    Ver mais
  • Douro: Terra e Atmosfera
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    Até 31 DEZ 2023

    Exposição de abertura da Extensão do Douro. A união ancestral do homem com a natureza é convocada nesse voo circular: do céu em direção ao solo  e do solo de volta ao céu.

    Ver mais
  • METAMORFOSES – Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    Até 31 DEZ 2023

    ABERTURA: 9 ABR, 15H – 20H A nova montagem convoca um amplo número de peças que reúne pintura, mobiliário, tapeçaria e têxteis, cerâmica, louças e prataria, assim como outros surpreendentes núcleos da coleção como os conjuntos de leques, papéis recortados e de malacologia e, pela primeira vez, peças da coleção Távora Sequeira Pinto.

    Ver mais
  • Oficina para os mais novos—Mãos no Barro
    1
    RESERVATÓRIO
    28 MAI 2022 11:00–12:30

    Desde a pré-história recente que o homem modelou o barro para criar peças, pensadas de forma diferente de acordo com os contextos de utilização. Após uma visita ao Reservatório, também o poderão fazer, utilizando técnicas decorativas de inspiração pré-histórica.

    Ver mais
  • Inventário #5 Reserva (aquilo que se guarda para casos imprevistos / da observação à ligação)
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    28 MAI 2022 15:00–17:00

    Proposta de captação de um Livro de Campo de constelação pessoal, roteiro através de um mapa emocional, a encontrar na exposição Metamorfoses: Imanência Vegetal, Animal e Mineral no Espaço Doméstico Romântico. Quando é irresistível capturar todas as imagens pelas quais passamos e a fotografia mobile ocupa todos os espaços, pelo que optar? Olhar de outras formas e registar o que mais nos interessa.

    Ver mais
  • DIÁLOGOS ÍMPARES #3 — Os Leques Japoneses
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    1 JUN 2022 19:00–20:00

    Remontando à Antiguidade, os leques são objectos icónicos que têm acompanhado a evolução das sociedades. Se alguns historiadores situam o seu surgimento com o do homem, outros sustentam que foi no Japão o local aonde pela primeira vez foram criados. Objecto carismático por excelência na cultura japonesa, desde sempre é carregado de simbolismo e significado artístico, cultural, decorativo e religioso e acompanha a vida dos japoneses, desde o seu nascimento até à sua morte. De diferentes estilos, distinguem-se duas correntes distintas, o estilo Uchiwa, de superfície plana e rígida, e o Ogi, os leques dobráveis e, por isso, mais fáceis de transportar. Ambos reflectem a apurada estética japonesa impressa na delicadeza subtil de uma sociedade tão particular quanto insular.  

    Ver mais
  • Oficina do Cuidar — Cuidar dos Têxteis
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    4 JUN 2022 10:00–12:30

    Como limpar  têxteis? Podemos aspirar? Como os proteger da traça? Como os acondicionar, em cruzetas ou em gavetas? Numa oficina em que começamos por conhecer algumas das mais interessantes peças da coleção de têxteis do Museu da Cidade, vamos aprender a cuidar das peças de têxteis que guardamos em casa, do tempo dos nossos avós e bisavós. Cada participante poderá trazer para a sessão uma pequena peça para aprender e experimentar algumas dicas muito úteis!

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—À Demarcada! #1
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    4 JUN 2022 11:00–12:30

    Pranchetas na mão? Canetas em riste? Então todos a bordo! Através do desenho e colagem, navegamos pela exposição “Douro: terra e atmosfera” e descobriremos a riqueza que o Douro-rio-região demarcada têm para nos trazer: os seus elementos, paisagens e lugares distintos, seres e comunidades servirão como inspiração e ponto de partida para a criação artística e novos imaginários! No final, um mapa coletivo surgirá diante de nós com muitas novas estórias para contar.

    Ver mais
  • Dia do Vizinho #2
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    5 JUN 2022 10:00–18:00

    Programa de ativação das estações do MdC com programas operativos, oficinas, visitas e outras atividades, ao longo do dia, envolvendo toda a vizinhança de cada estação. O Dia do Vizinho é um programa de domingo gratuito, para vos dar a conhecer as atividades que desenvolvemos nos vários espaços que compõem o Museu da Cidade.

    Ver mais
  • Percurso da Natureza #3
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    7 JUN 2022 10:30–12:00

    Nos riquíssimos redutos verdes constituídos pelos Jardins do Palácio de Cristal, os Jardins da Quinta da Macieirinha – Extensão do Romantismo - e os Jardins da Casa Tait pode encontrar-se uma grande variedade de vegetação nativa e exótica organizada em jardins formais e bosques. 

    Ver mais
  • Visita Focada — Vieira Portuense e António Carneiro
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    7 JUN 2022 12:30–13:00

    No local onde outrora foi montado o antigo oratório do rei Carlos Alberto de Sabóia, surgem agora duas obras-primas da autoria de dois dos maiores pintores portugueses de sempre: o Cristo Crucificado, de Vieira Portuense, expoente do período romântico; e a Igreja de São Francisco, de António Carneiro, nome maior do estertor final do movimento romântico português.

    Ver mais
  • Deriva #7 DO CORAÇÃO DA CIDADE À ZONA RIBEIRINHA
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    7 JUN 2022 15:00–16:30

    É habitual dizer-se que uma cidade é um organismo vivo. Se é tal, encontremo-nos então num dos pontos mais importantes, o coração desta cidade do Porto – o seu Centro Histórico. Daqui, percorrendo velhas artérias, iremos desembocar na Ribeira, outro dos pontos importantes da cidade que durante séculos compassou o fluxo de pessoas e mercadorias para dentro e para fora do burgo, derivando da sua maior artéria – o Douro.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—Quem Voa Mais Alto?
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    11 JUN 2022 10:00–11:30

    Quem voa mais alto, na Extensão do Romantismo? Os pássaros, as borboletas, os poetas ou… os leques? O que nos faz sonhar e voar? Depois de uma visita à nova montagem da Extensão do Romantismo – Metamorfoses – vamos contruir um objeto que voa alto para se deixar balouçar, ao sabor do vento.

    Ver mais
  • Deriva #7 DO CORAÇÃO DA CIDADE À ZONA RIBEIRINHA
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    11 JUN 2022 15:00–16:30

    É habitual dizer-se que uma cidade é um organismo vivo. Se é tal, encontremo-nos então num dos pontos mais importantes, o coração desta cidade do Porto – o seu Centro Histórico. Daqui, percorrendo velhas artérias, iremos desembocar na Ribeira, outro dos pontos importantes da cidade que durante séculos compassou o fluxo de pessoas e mercadorias para dentro e para fora do burgo, derivando da sua maior artéria – o Douro.

    Ver mais
  • Oficina para os mais novos—Arqueólogo Por Um Dia
    1
    RESERVATÓRIO
    18 JUN 2022 11:00–12:30

    Nesta oficina de Arqueologia desafiamos os participantes a experienciar, de uma forma lúdico-didática, o trabalho dos arqueólogos, através da simulação de uma escavação, limpeza e colagem de fragmentos cerâmicos.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—Se essa rua fosse minha #3
    12
    CASA DO INFANTE
    25 JUN 2022 11:00–12:30

    Depois da visita à exposição Mouzinho - da Ribeira ao Aeroporto, os participantes são convidados a recriar uma rua à sua maneira. As crianças podem usar a sua imaginação e vários materiais para desenhar os diferentes edifícios que compõem esta artéria. No final, cada criança leva um pedaço dessa rua.

    Ver mais
  • Inventário #6 Entre a observação e o registo gráfico
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    25 JUN 2022 15:00–16:30

    As valências do desenho no processo expositivo: participar numa reunião de obra ou de projeto expositivo, e registar  as ideias, a temperatura das conversas, o visível e o invisível. O registo gráfico, como metodologia adotada nas reuniões preparatórias da nova montagem da Extensão do Romantismo, permite-nos acompanhar o processo do projeto e ampliar a dimensão perceptiva sobre as peças, a sua disposição e suas relações. Neste Inventário pode conhecer-se e experimentar-se esta metodologia facilmente adaptada a outros contextos.

    Ver mais
  • Resgate #6 Vestida de Ouro e Azul: A Igreja de Santa Clara do Porto
    12
    CASA DO INFANTE
    30 JUN 2022 15:30–16:15

    A igreja que se vestiu de ouro e azul entre as décadas de 30 a 50 do século XVIII esconde elementos que remontam a épocas mais recuadas. Neste Resgate, a partir da análise do templo barroco propõe-se o encontro com várias marcas do seu passado.

    Ver mais