Return

Percurso da Indústria

4
EXTENSÃO DO ROMANTISMO

2

Na paisagem de Massarelos avultam-se ainda vestígios de fábricas, de armazéns e oficinas, de linhas de caminhos de ferro e pontes, de bairros operários e ilhas, e umas tantas memórias de um tempo áureo, que teve no antigo edifício do Palácio de Cristal um notável exemplo.

O percurso industrial espraia-se neste singular território em forma de vale, por entre rios e ribeiros, mostrando a vivacidade de um tempo ido – o Porto do Romantismo – através de uma diversidade tipológica do edificado, por sua vez associada a diferentes produtos fabricados ou armazenados pela indústria ao longo do século XIX e início do século XX. Revelam-se marcas de um processo de industrialização que reorganizou a cidade, que a transformou económica e socialmente, repleta de personalidades emergentes, que nos ajudam a perscrutar um tempo e um espaço de puro romantismo portuense.

 

INSCRIÇÕES

A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia. Limite de 15 participantes. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

 

Ponto de Encontro: Extensão do Romantismo

 

Sugere-se:

Sapatos confortáveis e resistentes

Garrafa de água

Chapéu/boné