Return

São Pantaleão e a arca desaparecida da catedral

CASA DO INFANTE

arcapantaleao

No final da Idade Média, aporta em Miragaia uma nave com as relíquias de São Panteleão da Nicodémia. Este Santo ganha importância no velho burgo e a sua veneração leva-o ao altar-mor da catedral e ao título de patrono da cidade. Foram manufaturados três relicários para albergar tão importantes relíquias mas, o mais importante, foi uma arca revestida a prata mandada lavrar pelos monarcas portugueses e inaugurada em 1502.
Uma noite, em 1841, a arca desapareceu…

 

Manuel Araújo é técnico superior da CMP. Desenvolve atividade no Arquivo Histórico Municipal do Porto onde, entre outras atividades, desenvolve e orienta percursos culturais na cidade mostrando recantos e contando histórias que fazem parte da identidade tripeira.

Resgate

Através do resgate da documentação das estações do MdC propomos ampliar o entendimento das alterações experimentadas ao longo dos tempos. Acontece a cada terceira quinta-feira do mês, e tem entrada gratuita, mediante inscrição.

Inscrições

A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através do formulário. Limite de 40 participantes. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

ENDEREÇO

Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
Direções

AUTOCARRO

500, 900, 901, 906, ZM, ZR, 1

METRO

S. Bento

ESTACIONAMENTO

Praça do Infante D. Henrique