Return

Mouzinho da Silveira: a artéria líquida

12
CASA DO INFANTE

P1046171

Quando no final do séc. XIX se rasgou a rua Mouzinho da Silveira, engoliu-se um rio, o de Vila, para dar à cidade uma ligação navegável entre o seu centro e o Douro. O comboio chegaria a São Bento na mesma altura, fazendo abrir o miolo da cidade ao país e ao mundo.

Neste Resgate, a partir da exposição Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto, a viagem também começará na abertura do arruamento, para prosseguir olhando a sua evolução ao longo de todo o século XX e XXI.

 

Daniela Fernandes é geógrafa de formação, tendo sido através cartografia antiga que chegou ao mundo dos arquivos. Foi docente na Universidade Fernando Pessoa. Trabalha como arquivista no Arquivo Municipal do Porto há cerca de 15 anos.

Resgate

Através do resgate da documentação das estações do MdC propomos ampliar o entendimento das alterações experimentadas ao longo dos tempos. Acontece a cada terceira quinta-feira do mês, e tem entrada gratuita, mediante inscrição.

Inscrições

A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através do formulário. Limite de 70 participantes. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

ENDEREÇO

Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
Direções

AUTOCARRO

500, 900, 901, 906, ZM, ZR, 1

METRO

S. Bento

ESTACIONAMENTO

Praça do Infante D. Henrique