What’s On

Filter

Keywords

Where

What

When

  • Event
    Where
    When
  • De Corpo Presente
    Museu Nacional Soares dos Reis
    Until 11 FEB 2023 17:30

    No programa De Corpo Presente, a par da exposição Vida e Segredo. Aurélia de Souza 1866-1922 organizada e apresentada no Museu Nacional Soares dos Reis, cinco performers colocam o acento no corpo e no espaço: da leitura à instalação ativada, do som ao dispositivo cénico habitado, da palavra poética ao trabalho performativo grupal com a comunidade escolar. Entre novembro e fevereiro de 2023, Luísa Mota, António Poppe, Vera Mota, Isabel Carvalho e Carminda Soares evocarão em cinco novas criações performativas o arrojo de Aurélia. O ciclo, de entrada gratuita, assume-se como uma criação-reflexão da atualidade de Aurélia, trazendo à escuta os seus ecos.

    Ver mais
  • ENTRE NÓS
    Triplex—Palacete dos Viscondes de Balsemão
    Until 12 MAR 2023

    Entre Nós reúne um conjunto de obras recentes do artista Francisco Janes numa instalação concebida especificamente para o Gabinete Triplex do Museu da Cidade. Entre as imagens e o som que povoam o espaço, podemos encontrar fragmentos e ligações de práticas como o trabalho manual, a educação pela arte e a relação imediata com a natureza. O visitante poderá conduzir o seu percurso entre universos e indícios que se dão aos sentidos num registo que está já entre nós - uma imersão dedicada ao livre-arbítrio.

    Ver mais
  • DO MEDALHEIRO ALLEN AO GABINETE DE NUMISMÁTICA
    12
    CASA DO INFANTE
    Until 26 MAR 2023

    As coleções do Gabinete de Numismática, que têm na sua génese o medalheiro do Museu Allen e que foram  adquiridas pelo município em 1850 para a constituição do Museu Municipal do Porto, são hoje consideradas umas das mais relevantes coleções do país. Nesta mostra damos a ver exemplares de moedas, medalhas, notas bancárias, entre outros itens de grande raridade desta ampla e rica coleção.

    Ver mais
  • EUGÉNIO DE ANDRADE, A ARTE DOS VERSOS
    Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    Until 23 APR 2023

    O Museu da Cidade do Porto homenageia Eugénio de Andrade, assinalando o centenário do seu nascimento com uma exposição na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, tendo por ponto de partida o espólio manuscrito, fotográfico e editorial cedido em 2020 ao Município do Porto. Nascido a 19 de janeiro de 1923 no Fundão, a sua obra poética atravessa mais de cinquenta anos de atividade criadora, com tradução para inúmeras línguas e vários prémios que o consagram. Morreu a 13 de junho de 2005 no Porto, cidade que o acolheu em mais de metade da sua vida. Com esta exposição iniciamos um amplo programa que se dedica à celebração da vida e obra do autor.

    Ver mais
  • Douro: Earth and Atmosphere
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    Until 31 DEC 2023

    Openning exhibition of Douro Extension. Man's ancestral union with nature is summoned in this circular flight: from the sky to the ground and from the ground back to the sky.

    Ver mais
  • METAMORFOSES – Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    Until 31 DEC 2023

    A nova montagem convoca um amplo número de peças que reúne pintura, mobiliário, tapeçaria e têxteis, cerâmica, louças e prataria, assim como outros surpreendentes núcleos da coleção como os conjuntos de leques, papéis recortados e de malacologia e, pela primeira vez, peças da coleção Távora Sequeira Pinto.

    Ver mais
  • Performance “O Teatro das Plantas” / De Corpo Presente
    Museu Nacional Soares dos Reis
    2 FEB 2023 17:30–18:30

    Em O Teatro das Plantas é invocado o jardim representado na pintura À Sombra (s.d.), de Aurélia de Souza, através da audição de uma teia de brevíssimas narrativas construídas e recitadas por Isabel Carvalho. Estas narrativas partem de dados biográficos da pintora e de observações e recomendações ficcionalmente trocadas, ao longo de extensas gerações, entre mães e filhas, entre irmãs, e entre filhas que passam a ser “mães”, num teatro familiar de cuidados mútuos, recriado além do parentesco linear. Para esta composição, Kali/João Leonardo criou um ambiente sonoro, estruturado a partir dos elementos naturais implícitos nas narrativas.

    Ver mais
  • Oficina do Cuidar — Cuidar do Papel
    12
    CASA DO INFANTE
    4 FEB 2023 10:00–12:30

    Como limpar documentos antigos? Podemos usar borracha? Como evitar que as letras e os números vão desaparecendo? Devemos guardá-los abertos ou dobrados? Numa oficina em que começamos por conhecer alguns dos mais interessantes documentos do Arquivo Histórico, vamos aprender a cuidar dos documentos que guardamos em casa, dos nossos pais, avós e, até, bisavós. Cada participante poderá trazer para a sessão um documento antigo para aprender e experimentar algumas dicas muito úteis!

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos — Trocado por miúdos #1
    12
    CASA DO INFANTE
    4 FEB 2023 11:00–12:30

    O valor de uma moeda vai muito além daquilo que com ela podemos comprar. As moedas contam-nos estórias e ensinam-nos sobre História. Falam-nos de pessoas, lugares e acontecimentos inesquecíveis. Partindo de uma viagem pelo mundo das moedas do passado, nesta oficina vamos em família contar segredos e sonhos, desenhar pessoas e lugares, criar uma coleção única, irrepetível e de valor incalculável!

    Ver mais
  • II FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA — Evgeny Konnov
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    4 FEB 2023 16:00–17:00

    O II Festival Internacional de Santa Cecília surge da parceria entre a Câmara Municipal do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro. O concurso realiza-se anualmente na Casa da Música e, em julho de 2023, organiza a sua 25ª edição, contando com a participação de mais de 100 pianistas oriundos de todo o mundo. A Câmara Municipal do Porto atribui o “Prémio Câmara Municipal do Porto” ao primeiro classificado do CISC e apoia a organização deste festival, dando visibilidade a jovens pianistas que participaram e se destacaram no concurso. O festival realiza-se na Extensão do Romantismo, no histórico piano que pertenceu a Guilhermina Suggia, e é dedicado a um repertório da mesma época.

    Ver mais
  • “O Teatro das Plantas” | De Corpo Presente
    Museu Nacional Soares dos Reis
    4 FEB 2023 16:30–17:30

    Em O Teatro das Plantas é invocado o jardim representado na pintura À Sombra (s.d.), de Aurélia de Souza, através da audição de uma teia de brevíssimas narrativas construídas e recitadas por Isabel Carvalho. Estas narrativas partem de dados biográficos da pintora e de observações e recomendações ficcionalmente trocadas, ao longo de extensas gerações, entre mães e filhas, entre irmãs, e entre filhas que passam a ser “mães”, num teatro familiar de cuidados mútuos, recriado além do parentesco linear. Para esta composição, Kali/João Leonardo criou um ambiente sonoro, estruturado a partir dos elementos naturais implícitos nas narrativas.

    Ver mais
  • Dia do Vizinho #4
    2
    CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO
    5 FEB 2023 10:00–18:00

    Programa de ativação das estações do Museu da Cidade do Porto com programas operativos, oficinas, visitas e outras atividades, ao longo do dia, envolvendo toda a vizinhança de cada estação. O Dia do Vizinho é um programa de domingo gratuito, para vos dar a conhecer as atividades que desenvolvemos nos vários espaços que compõem o Museu da Cidade do Porto.

    Ver mais
  • Curso Breve #13 Eugénio de Andrade (1923—2005): breve dicionário poético
    Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    6 FEB 2023 18:00–27 FEB 2023 20:00

    A larga difusão da poesia de Eugénio de Andrade e a sua incontroversa qualidade fizeram dele um clássico dos nossos dias. Este curso é uma breve viagem pela sua obra poética (com eventuais incursões na prosa). Nele estarão em foco os temas essenciais da poesia eugeniana: o amor, o erotismo, a natureza, o tempo. A partir deles tentaremos elaborar um «breve dicionário», como ferramenta de leitura que permita introduzir os participantes no mundo imaginário do autor de As Mãos e os Frutos. O Curso Breve desenvolve-se todas as segundas de fevereiro entre as 18H e as 20H ao longo de 4 sessões.

    Ver mais
  • Visita Focada — Medalha-estojo: Constituição para o Império do Brasil, 1824
    PAÇOS DO CONCELHO
    7 FEB 2023 12:30–13:00

    A Biblioteca Pública Municipal do Porto conserva um raro exemplar miniatura, acondicionado em medalha-estojo, da Constituição Política do Império do Brasil, usualmente referida como Constituição de 1824, outorgada pelo imperador D. Pedro I em 25 de março desse mesmo ano. Nesta visita focada enfatizaremos as características peculiares e a história desta singular preciosidade bibliográfica-museológica, abordando sumariamente o atribulado processo da elaboração do texto constitucional brasileiro de 1824.

    Ver mais
  • Deriva #15 — Marcas de D. Pedro IV de Portugal e I do Brasil nas ruas do Porto
    Entrada dos Paços do Concelho
    7 FEB 2023 15:00–17:00

    Nesta DERIVA vamos procurar traços da presença de D. Pedro pelas ruas do Porto. As marcas que encontramos serão materiais ou imateriais, existentes ou demolidas, pensadas ou inacabadas? O ponto de partida é a exposição patente nos Paços do Concelho. Passaremos pela praça que teve o nome de D. Pedro e que entretanto foi demolida; visualizaremos as plantas da avenida D. Pedro IV em projeto; destacaremos a iniciativa da construção do Jardim de S. Lázaro como homenagem às mulheres do Porto e imaginaremos representações através de fotografias que nos poderão conduzir ao poderoso legado de D. Pedro IV, o Libertador.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos — Piratas à Vista!
    12
    CASA DO INFANTE
    11 FEB 2023 11:00–12:30

    Durante os Descobrimentos houve piratas que quiseram enriquecer atacando barcos e roubando cargas. Vamos conhecer as suas histórias e construir chapéus como os seus.

    Ver mais
  • DERIVA #15 — MARCAS DE D. PEDRO IV DE PORTUGAL E I DO BRASIL NAS RUAS DO PORTO
    Entrada dos Paços do Concelho
    11 FEB 2023 15:00–17:00

    Nesta DERIVA vamos procurar traços da presença de D. Pedro pelas ruas do Porto. As marcas que encontramos serão materiais ou imateriais, existentes ou demolidas, pensadas ou inacabadas? O ponto de partida é a exposição patente nos Paços do Concelho. Passaremos pela praça que teve o nome de D. Pedro e que entretanto foi demolida; visualizaremos as plantas da avenida D. Pedro IV em projeto; destacaremos a iniciativa da construção do Jardim de S. Lázaro como homenagem às mulheres do Porto e imaginaremos representações através de fotografias que nos poderão conduzir ao poderoso legado de D. Pedro IV, o Libertador.

    Ver mais
  • II FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA — Jan Čmejla
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    11 FEB 2023 16:00–17:00

    O II Festival Internacional de Santa Cecília surge da parceria entre a Câmara Municipal do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro. O concurso realiza-se anualmente na Casa da Música e, em julho de 2023, organiza a sua 25ª edição, contando com a participação de mais de 100 pianistas oriundos de todo o mundo. A Câmara Municipal do Porto atribui o “Prémio Câmara Municipal do Porto” ao primeiro classificado do CISC e apoia a organização deste festival, dando visibilidade a jovens pianistas que participaram e se destacaram no concurso. O festival realiza-se na Extensão do Romantismo, no histórico piano que pertenceu a Guilhermina Suggia, e é dedicado a um repertório da mesma época.

    Ver mais
  • “Quinta da China” (momento III) | De Corpo Presente
    Museu Nacional Soares dos Reis
    11 FEB 2023 16:30–17:30

    O terceiro momento da performance de Luísa Mota tem como título Quinta da China, lugar de vivências de Aurélia e Sofia de Souza. Tendo o primeiro ato iniciado com os Crystal Beings, para uma limpeza energética do espaço do Museu, este segundo ato desenvolve-se de forma íntima, porque a Quinta da China foi o lugar onde Luísa Mota também viveu e onde ainda produz o seu trabalho artístico. Este ato performativo é um retrato da célebre Quinta através dos seus atuais residentes, a sua própria família. A sua mãe, irmãs, filhas e sobrinhas apresentam-se aqui como um plateau de linhas cruzadas entre espaço, personalidades, heranças cármicas, energia do Feminino, criando ligações e espelhamentos entre o agora, o antes e o depois. Os alunos da Escola Secundária Aurélia de Sousa integrarão novamente a performance interpretando os Crystal Beings, que também surgirão neste ato.

    Ver mais
  • Resgate #14 — Um breve calendário através da toponímia
    12
    CASA DO INFANTE
    16 FEB 2023 15:30–16:30

    São cerca de duas dezenas as referências a datas na Toponímia do Porto. Nesta sessão vamos conhecer um “calendário” composto por lugares, (re)lembrar onde se encontram, que outros nomes tiveram e os acontecimentos que cada um deles evoca.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos — Expedição ao Planeta Imaginação #2
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    18 FEB 2023 11:00–12:30

    Preparados para a explorar o Planeta Imaginação? Que paisagens e seres o habitarão? No nosso diário de bordo vamos desenhar e mapear esta aventura em família. 3, 2, 1, partida!

    Ver mais
  • Percurso Especial #7 — Ao encontro das camélias nos Caminhos do Romântico
    Jardins da Casa Tait
    18 FEB 2023 14:30–16:30

    A cidade do Porto é nacionalmente e internacionalmente conhecida por possuir um elevado número de cameleiras. Contudo, é ao longo dos Caminhos do Romântico e nos prolongamentos das ruas envolventes, que se regista uma maior concentração de camélias ostentando os exemplares de maior porte e com a mais ampla diversidade de cultivares, comparativamente a outras áreas da cidade. No apogeu da sua floração, e a partir da visita aos jardins da Casa Tait, serão destacados exemplares antigos, bem como os mais recentes. Prosseguiremos as nossas deambulações pela Quinta da Macieirinha, onde nos debruçaremos sobre os exemplares mais antigos da cidade, terminando o percurso nos Jardins do Palácio de Cristal, em concreto no Jardim Emílio David, renovado em 2019, com um projeto desenvolvido pela Profª. Arquiteta Teresa Portela Marques.

    Ver mais
  • II FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA — Leo de María
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    18 FEB 2023 16:00–17:00

    O II Festival Internacional de Santa Cecília surge da parceria entre a Câmara Municipal do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro. O concurso realiza-se anualmente na Casa da Música e, em julho de 2023, organiza a sua 25ª edição, contando com a participação de mais de 100 pianistas oriundos de todo o mundo. A Câmara Municipal do Porto atribui o “Prémio Câmara Municipal do Porto” ao primeiro classificado do CISC e apoia a organização deste festival, dando visibilidade a jovens pianistas que participaram e se destacaram no concurso. O festival realiza-se na Extensão do Romantismo, no histórico piano que pertenceu a Guilhermina Suggia, e é dedicado a um repertório da mesma época.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos — Cápsula do Tempo #2
    1
    RESERVATÓRIO
    25 FEB 2023 11:00–12:30

    Uma garrafa vinda de outra época, um mapa encriptado, pedaços de um passado perdido e segredos invisíveis a olho nu. Uma verdadeira coleção de enigmas da arqueologia para desvendar em família no Reservatório.

    Ver mais
  • Inventário #13 — DE-CANTAR: Garimpo, Gema, Cintilação
    BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT
    25 FEB 2023 15:00–17:00

    Oficina de escrita e desenho acompanhando a exposição Eugénio de Andrade: A Arte dos Versos onde o processo de fabricação dos poemas e versos de Eugénio é trabalhado. A partir de um processo inicial de escrita e desenho livre procederemos a jogos de depuração dos versos.

    Ver mais
  • II FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA — Nuno Ventura de Sousa
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    25 FEB 2023 16:00–17:00

    O II Festival Internacional de Santa Cecília surge da parceria entre a Câmara Municipal do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro. O concurso realiza-se anualmente na Casa da Música e, em julho de 2023, organiza a sua 25ª edição, contando com a participação de mais de 100 pianistas oriundos de todo o mundo. A Câmara Municipal do Porto atribui o “Prémio Câmara Municipal do Porto” ao primeiro classificado do CISC e apoia a organização deste festival, dando visibilidade a jovens pianistas que participaram e se destacaram no concurso. O festival realiza-se na Extensão do Romantismo, no histórico piano que pertenceu a Guilhermina Suggia, e é dedicado a um repertório da mesma época.

    Ver mais