Avançar
ARQUEOSSÍTIO






ARQUEOSSÍTIO

Perto da Sé, no Centro Histórico do Porto, Património Mundial, está conservada a mais longa sequência estratigráfica da ocupação humana na cidade, vestígios que testemunham a longa diacronia do aglomerado, com origens no I milénio a.C.
Em apenas três metros de profundidade detetaram-se vinte camadas arqueológicas, integrando ruínas arquitetónicas e espólios dos séculos V-IV a.C. até à atualidade. A intervenção arqueológica realizada no local em 1984-87 foi fundamental para o conhecimento da história da cidade ao identificar, pela primeira vez, vestígios do castro proto-histórico e da urbe romana (Cale) que lhe sucedeu, e dos períodos suevo-visigótico e altimedieval, quando Portucale foi elevado a diocese (fins do século VI). A evidência estratigráfica e a sequência cronológica dos vestígios conduziram à valorização do sítio arqueológico para fruição pública.
Atualmente em recuperação, o Arqueossítio será reaberto ao público, como lugar de visita e contemplação, mas também como espaço de produção de conhecimento, centro de estudo e documentação em torno de assuntos de arqueologia urbana.
Durante esta fase de recuperação é possibilitada a visita a estudantes e investigadores mediante marcação e justificação prévia através do endereço mdc.educativo@cm-porto.pt.
Imagens—Atlas: António Alves e Fernando Noronha (Museu da Cidade) e Tiago Casanova.
Endereço
Rua de D. Hugo, 5, 4050-305 Porto
Autocarro
202, 207, 303, 400, 500, 900, 901, 904, 905, 906, ZH 22, 9M 11M, 8M, 201
Metro
S. Bento
Estacionamento
Duque de Loulé, Praça das Cardosas
Eixos
SONORO
MATERIAL