Avançar
EXTENSÃO DO ROMANTISMO











EXTENSÃO DO ROMANTISMO

A Extensão do Romantismo está instalada na Quinta da Macieirinha, também conhecida como Quinta do Sacramento, antiga casa de campo do século XVIII que pertenceu à família Pinto Basto. O edifício abriu como núcleo museológico em 1972, com o intuito de mostrar o ambiente de casa burguesa de Oitocentos, período característico no Porto.
Depois da intervenção arquitetónica de Camilo Rebelo, e de obras de restauro em algumas importantes peças da coleção, a Extensão do Romantismo reabriu portas em 2017.
Em 2021, nasceu um novo projeto museológico. Com (re)abertura no contexto da Feira do Livro do Porto, a tematização do mundo natural foi o mote, o modo criativo, a energia, o fogo que alimentou a produção artística e literária romântica e que serviu de pano de fundo para a primeira montagem: Quando a Terra voltar a Brilhar Verde para Ti .
Em 2022, a montagem METAMORFOSES – Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico convoca um amplo número de peças, algumas anteriormente mostradas no antigo Museu Romântico e noutros espaços do Museu da Cidade, outras nunca antes expostas, evidenciando a indiscutível qualidade e diversidade das coleções municipais.
Esta é a estação central para o eixo romantismo e a reflexão sobre o seu impacto e influência na cidade do Porto. Na Extensão do Romantismo cruzam-se o eixo sonoro e o eixo natureza, pela integração numa zona verde composta pelos Jardins do Palácio de Cristal e pelos Jardins da Casa Tait e uma ampla vista sobre o rio e o mar.
Imagens—Atlas: António Alves (Museu da Cidade) fotos e gravuras Barão de Forrester do arquivo da Coleção Museu da Cidade.
Bilhetes
HORÁRIO
Terça a Domingo
10H—17H30
Endereço
Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 Porto
GPS: 41.147524, -8.627930
Localização
Autocarro
1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo
Estacionamento
Palácio de Cristal
Jardins
Eixos
SONORO
NATUREZA
ROMANTISMO