Avançar
RIO DA VILA — em construção






RIO DA VILA — em construção

O Rio da Vila é um trajeto museológico sobre um curso de água, que corre, literalmente, debaixo do solo portuense, entre a Praça de Almeida Garrett, junto à Estação de São Bento, e o Largo de São Domingos, com cerca de 350 metros.
Encontrando-se neste momento em fase de obra, o projeto a criar implica um espaço expositivo sobre a galeria, um percurso constituído por vários hasteais e abóbadas em pedra granítica que remontam desde a Época Romana, até à atualidade.
Foi um dos principais ribeiros da cidade do Porto, desaguando no Douro. Com primeira documentação de referência datada de 1392, a construção para o Rio da Vila foi reclamada pelos habitantes, conquistada em 1607 a partir das três nascentes da Praça Nove de Abril, antiga Arca d’água, que correm até à Ribeira. Foi, durante séculos, o principal alimento de fontes, chafarizes para consumo de água e de abastecimento de lavadouros e alfobres. Ao longo do século XIX este rio, que resulta da confluência de nove cursos de água na zona da Baixa em dois mananciais que se juntam, foi sendo progressivamente encanado.
Inscrita no eixo líquido e no eixo sonoro, a estação 7 corresponde a um troço fechado por decreto do município em 1872, que será em breve reaberta e visitável.
Imagens—Atlas: Miguel Nogueira (CMP) e cedidas pela Porto Digital.
Endereço
Rua de Mouzinho da Silveira, 306-360 4000-069 Porto
GPS: 41.145126, -8.611082
Autocarro
30, 500, 600
Comboio - São Bento - L. Braga, L. Guimarães, L. Marco
Metro
São Bento
Estacionamento
Praça de Lisboa; Palácio da Justiça; Ribeira, Cardosas
Eixos
SONORO
LÍQUIDO