Voltar

Germano Arquivo

12
CASA DO INFANTE

© António Alves

Germano Silva — o jornalista, divulgador, bibliófilo, colecionador e contador de memórias da cidade — é uma figura incontornável, alguém que não se deixa classificar. Na ocasião do seu nonagésimo aniversário dedicamos uma exposição que apresenta espólio que recentemente doou ao Arquivo Histórico Municipal. Construída com a sua estreita cumplicidade, Germano Arquivo traz para a oralidade esse conhecimento, revelando Germano como um respigador, o eterno curioso, aquele capaz de ligar diferentes campos com um discurso único.

 

São histórias dentro da História, e a de Germano Silva envolve setenta anos de trabalho e recolha para a constituição de um acervo rico em informações que nos aproximam de diferentes períodos da vida do Porto. São manuscritos, monografias impressas, correspondência recebida, cartazes, recortes de jornais, álbuns de fotografias, documentos que condensam desde episódios da maior relevância, até estórias da vida mais rotineira. Falamos, por exemplo, de Voyage en Portugal, na sua primeira edição ilustrada, que data de 1798, uma obra valiosa sobre os usos e costumes, comércio, edifícios públicos, artes e antiguidades do país, mas falamos também de uma compilação de sinais públicos de notários antigos, escritos entre 1818 e 1852.

Em paralelo, a receção deste acervo implica o seu estudo e conservação pelos técnicos do Arquivo, num trabalho de inventariação, valorização e divulgação deste conjunto tão variado de objetos e documentos.

Em Germano Arquivo, que se revela no Gabinete do Tempo da Casa do Infante, mais do que descobrir os objetos mais singulares deste espólio, abrimos a possibilidade de ouvir os relatos do colecionador na primeira pessoa e as curiosas histórias que deles emanam, robustecendo e o património que agora oferece à cidade.

 

BILHETES

Entrada Gratuita

HORÁRIO

Terça—Domingo
10H—17H30
Encerra às segundas e dias feriados.

ENDEREÇO

Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
Direções

AUTOCARRO

500, 900, 901, 906, ZM, ZR, 1

METRO

S. Bento

ESTACIONAMENTO

Praça do Infante D. Henrique

EIXOS

SONORO
MATERIAL