Voltar

CAMINHOS DO ROMÂNTICO

Palácio de Cristal: nave central, c. 1920 S/n; s/l. Arquivo Histórico Municipal do Porto

Os Caminhos do Romântico abrem a cidade a um rizoma de temas que percorrem o ideário Romântico portuense. Em 2022, o Museu da Cidade apresenta a reativação deste projeto originalmente criado no âmbito da Porto 2001 por uma equipa liderada pela Arquiteta Graça Nieto.

 

O potencial que o vale de Massarelos nos oferece é notável a várias dimensões. Um dos aspetos mais marcantes prende-se com a persistência de jardins públicos e privados planeados durante o século XIX, de que são exemplo as quintas e as casas burguesas, onde espécies vegetais autóctones e exóticas criam uma mancha verde muito apetecível, fazendo-nos render a um espírito contemplativo e de fuga ao mundo citadino. O elemento água, sempre presente, reforça toda a ambiência romântica pontuada por chafarizes, fontes e lavadouros alimentados pelo Ribeiro de Vilar que se funde no Rio Douro, trazendo mais moldura ao horizonte. O contraste desta vivência pacata com o bulício industrial Oitocentista que se instalou junto ao rio é outro dos traços identitários desta área estendida em socalcos serpenteados por caminhos estreitos de altos muros. Uma paisagem que ora se oculta, ora se revela, numa relação do corpo, espaço e história.

 

Lançando um novo inquérito à história e ao território do Vale de Massarelos, este programa terá a sua continuidade pela pesquisa do Grupo de Trabalho dos Caminhos do Romântico, entretanto constituído.

 

Outros enquadramentos e discursos sobre a herança que caracteriza este lugar e a ação do seu legado na contemporaneidade serão desenvolvidos por especialistas em diferentes áreas, convidados a integrar este processo em sessões especiais no penúltimo sábado de cada mês.

 

A partir de dia 19 de Abril, no decorrer de duas semanas e em dois horários possíveis, serão apresentados os quatro percursos iniciais dos Caminhos do Romântico:

 

Percurso Personalidade: Carlos Alberto

Ponto de encontro: Praça Carlos Alberto

É precisamente no dia em que Carlos Alberto da Sardenha chega à cidade do Porto, há 173 anos, que se marca a apresentação do novo programa dos Caminhos do Romântico. Este percurso passa por lugares de memória da sua estadia no Porto, destacando as três moradas que escolheu como residência.

> 19 ABR 10H30

> 19 ABR 14H30

 

Percurso da Indústria

Ponto de encontro: Extensão do Romantismo

Na paisagem de Massarelos avultam-se vestígios de fábricas, de armazéns e oficinas, de linhas de caminhos-de-ferro e pontes, de bairros operários e ilhas, e umas tantas memórias de um tempo áureo, que teve no antigo edifício do Palácio de Cristal um notável exemplo.

> 21 ABR 10H30

> 21 ABR 14H30

 

 

Percurso da Natureza

Ponto de encontro: Jardins do Palácio de Cristal (Entrada)

O recurso aos elementos naturais intensifica-se com o decorrer do século XIX, numa persistência espiritual que ganha particular sentido nos dias de hoje.

> 26 ABR 10H30

> 26 ABR 14H30

 

 

Percurso da Água

Ponto de encontro: Jardins do Palácio de Cristal (Entrada)

O elemento água constitui-se como uma presença constante, se por um lado o modela de forma espontânea, por outro é pretexto para transformações humanas do território materializadas por chafarizes, fontes, lagos, moinhos ou canais no topo dos muros.

> 28 ABR 10H30

> 28 ABR 14H30