Curso Breve #13 Eugénio de Andrade (1923-2005): breve dicionário poético

Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Eugénio de Andrade, s.d., Museu da Cidade | Coleção Casa Eugénio de Andrade

A larga difusão da obra de Eugénio de Andrade e a sua incontroversa qualidade fizeram dele um clássico cuja atualidade se vai revelando. Com este curso propomos uma curta travessia pela sua obra poética (com eventuais incursões na prosa). Nele estarão em foco os temas universais que se tornaram essenciais na obra de Eugénio de Andrade – o amor, o erotismo, a natureza, o tempo – e a partir deles tentaremos elaborar um «breve dicionário» como ferramenta de leitura que permita conduzir os participantes pelo imaginário poético do autor de As Mãos e os Frutos. O Curso Breve desenvolve-se todas as segundas de fevereiro entre as 18H e as 20H ao longo de 4 sessões.

1ª sessão

1. Introdução: a poesia de Eugénio de Andrade ou «uma espécie de música» (Óscar Lopes): da palavra ao poema.
2. O tema do amor nos primeiros livros.

2ª sessão

Eros/Thanatos: entre a palavra e o silêncio ou a vida contra a morte – Eros de Passagem

3ª sessão

O louvor da natureza ou um franciscanismo laico. A força metafórica dos quatro elementos.

4ª sessão

1. A palavra poética contra a irreparável fuga do tempo.
2. Conclusão: Eugénio de Andrade no contexto da poesia portuguesa da 2ª metade do século XX.

Maria João Reynaud é Professora Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde ensinou Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea até à data da aposentação, como Professora Associada com Agregação. Tem-se debruçado sobre a poesia portuguesa contemporânea, consagrando estudos a poetas como Eugénio de Andrade, Fernando Echevarría, Albano Martins ou Fernando Guimarães. Tem uma vasta produção ensaística dispersa por publicações científicas e literárias nacionais e internacionais.

INSCRIÇÕES

Até 3 de fevereiro, valor de 7€ ou 3€ para utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto e cartão Porto.

Limitado à lotação do auditório.

+ info e inscrições aqui.