Voltar

RECITAL – Evocação Aurélia de Souza

Descarregar

2
CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

Aurélia de Souza, "Jarros na Borda de uma Taça", s.d. Museu da Cidade | Casa Marta Ortigão Sampaio, © António Alves

Por iniciativa da Associação Círculo de Amigos Marta Ortigão Sampaio, o Ensemble de Professores da EMGS associa-se ao Museu da Cidade | Casa Marta Ortigão Sampaio na evocação dos 100 anos da morte de Aurélia de Souza, apresentando um recital comentado pelos próprios intervenientes, com um conjunto de obras e compositores que convocam esta artista portuense.  

Através de um repertório eclético — que se inspira em três quadros da artista — os professores da EMGS estendem o olhar a alguns compositores contemporâneos de Aurélia de Souza e a sua época. A imaginação dos ouvintes é convidada a fantasiar sobre encontros que poderiam ter acontecido com a artista em vida, ou, de certo modo, 100 anos após a sua morte, neste concerto que lhe é dedicado.  

Não esquecendo o Chile, onde a pintora nasceu, os professores da EMGS trazem para este recital dois compositores incontornáveis da cultura chilena: Violeta Parra, uma mulher icónica do século XX que, para além de cantora, compositora, investigadora e ativista, foi também uma artista plástica (expõe no Louvre em 1964) e, ainda, o jovem premiado compositor e guitarrista Javier Farias (1980- ), reconhecido pela sua escrita para guitarra, intimista e muito expressiva.  

 

O Ensemble de Professores da EMGS é constituído por músicos que dividem a sua atividade profissional entre o ensino da música e a prática musical em orquestras —nomeadamente a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música —, em grupos de câmara ou como solistas.

 

Intérpretes
Quarteto de cordas
ELISEU SILVA (Violino) 
SARA CASTRO (Violino) 
LUÍS NORBERTO (Viola d’arco) 
HRANT YERANOSYAN (Violoncelo) 

 

Guitarra solo 
LUÍSA MOUTINHO  

 

Guitarra e canto 
ANA ROSA SANTOS (Canto) 
PAULO MELO (Guitarra) 

 

INSCRIÇÕES

Entrada livre sujeita à lotação do espaço.

ENDEREÇO

Rua de Nossa Senhora de Fátima, 291 / 299
4050-428 Porto
GPS: 41.159457, -8.625454
Localização

AUTOCARRO

203, 302, 203, 302, 508

METRO

Carolina Michaëlis

ESTACIONAMENTO

Casa da Música