Voltar

Avisos à Navegação: a "bandeirinha da saúde" e a entrada na barra do Douro

1
RESERVATÓRIO

© Porto.

As próximas Sondas constituem um ciclo de três conversas em torno de objetos e temas que habitam o Reservatório da Pasteleira.

Nesta sessão Carla Stockler conversa com Amândio Barros acerca de um objeto que antigamente era içado na Rua da Bandeirinha, perto do Palácio das Sereias – a bandeirinha da saúde. Para descobrir a razão pela qual esta bandeirinha era um marco para proteger a cidade do Porto de doenças.

 

Amândio Barros é natural do Porto, é historiador e docente na Escola Superior de Educação (IPP). Tem vasta obra publicada sobre temas ligados às navegações, portos e comércio. Doutorado pela Faculdade de Letra da Universidade do Porto em História Moderna, em 2004, com a tese Porto. Construção de um espaço marítimo nos alvores dos tempos modernos. Em 2012, no âmbito do seu pós-doutoramento em História, na mesma Faculdade e na Universidade de Valladolid, apresenta um trabalho de investigação com o tema As redes comerciais do Porto e a construção do sistema atlântico.

 

Carla Stockler é técnica superior Arqueóloga da Divisão Municipal de Património Cultural da CMP, desde março de 2020. Entre 1996 e 2020, foi técnica superior da Câmara Municipal de Baião/ Museu Municipal de Baião, tendo desempenhado, desde 2006, funções de coordenação do serviço de Património Cultural. Licenciada em História – variante Arqueologia (1991) e Mestre em Arqueologia (1996) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto é, investigadora do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira.

Sonda

Sonda é um Programa Operativo, um ciclo de conversas com convidados em torno de temas do património arquitetónico, artístico ou arqueológico da cidade do Porto. Acontece na segunda quinta-feira de cada mês, às 18H e tem entrada gratuita mediante inscrição.

Inscrições

A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através do formulário. Limite de 40 participantes. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

Endereço

Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização

AUTOCARRO

200, 204, 207, 504

ESTACIONAMENTO

Lugares de estacionamento gratuito.