Voltar

Visita Orientada — Casa-mundo: a casa romântica como obra de arte total

4
EXTENSÃO DO ROMANTISMO

Fachada da Quinta da Macieirinha, década de 50 do séc. XX. Arquivo do Museu da Cidade.

Numa deambulação pela casa, outrora de campo, agora pensada como museu e espaço heurístico – à semelhança do que já acontecia nas de alguns pensadores românticos – podemos aceder a um espaço matricial da vida romântica. Esta casa que se nos apresenta como dispositivo de pensamento, ecoa a casa romântica, esse sítio impregnado de conceitos filosóficos e que encerra valores estruturantes da cultura contemporânea. E se imaginarmos a casa habitada? Podemos entrever figuras inspiradoras que indisciplinaram o conhecimento: Goethe, homem de criação e instituidor de uma nova mundividência ainda hoje surpreendente, e Alexander von Humboldt, o inventor da forma como ainda hoje vemos a natureza. Simbolicamente, o conceito de casa romântica adquire uma dimensão de verdadeira casa-mundo, território fértil para a obra de arte total.

 

Rita Ladeiro estudou Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo trabalhado na área até ao ano de 2012. Ingressou no curso Gestão do Património Cultural da Escola Superior de Educação e realizou trabalho de investigação no Centro de Investigação e Inovação em Educação e no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Mestre em Teoria e Crítica da Arte, em 2019, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com uma investigação sobre o pensamento plástico de Ângelo de Sousa. Atualmente integra a equipa do Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural em colaboração com a Direção Artística do Museu da Cidade.

 

Inscrições

A participação na atividade requer reserva prévia através do email mdc.educativo@cm-porto.pt ou (+351) 226057000, e aquisição de bilhete de entrada no museu.

 

Inscrições

4€

 

Cartão Porto, <18 anos, Estudantes mediante apresentação de comprovativo, Professores, jornalistas e operadores turísticos em exercício de funções, Profissionais de museus mediante apresentação de comprovativo, Portadores de cartão ICOM, APOM, Colaboradores do Município do Porto e suas empresas municipais devidamente identificados, Acompanhantes de pessoa com deficiência, Antigos combatentes, viúva ou viúvo identificado com cartão de Estatuto Antigo Combatente, Bombeiros voluntários, Utentes universidades Sénior

Entrada gratuita 

 

Limite de 15 participantes.

ENDEREÇO

Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 Porto
GPS: 41.147524, -8.627930
Localização

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal