Voltar

Visita Orientada—Da Naturalia à artificialia – uma sinergia estética

4
EXTENSÃO DO ROMANTISMO

Sala Cosmos, METAMORFOSES, Extensão do Romantismo © Sérgio Rolando

Os Gabinetes de Curiosidade foram locais de aprendizagem universal na Europa do século XVI e XVII. Verdadeiras câmaras de tesouros, refúgios de objetos de diversas tipologias, origens e materiais – dividiam-se potencialmente em grupos – os espécimes naturais (naturalia), as maravilhosas obras de arte (artificialia), os fascinantes instrumentos científicos (scientifica) e as curiosidades exóticas (exotica). A exposição Metamorfoses inclui um pequeno gabinete de curiosidades – sala Cosmos. Nesta, vários artefactos incorporam em si duas dimensões numa perfeita sinergia estética – um encontro harmonioso entre naturalia e a artificialia.

 

Joana Ramos é licenciada em História da Arte e mestre em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e licenciada e mestre em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade Porto. Apresenta investigação, no contexto académico e em protocolo com entidades públicas e privadas, em áreas transversais às ciências exatas, patrimoniais e artísticas. Como historiadora e museóloga, integra a equipa de catalogação de Coleções da Divisão Municipal de Museus da Câmara Municipal do Porto. No âmbito do doutoramento em História da Arte, dedica-se à investigação em áreas adjacentes ao processo transacional do objeto artístico.”

 

Inscrições

A participação na atividade requer reserva prévia através do email mdc.educativo@cm-porto.pt ou (+351) 226057000, e aquisição de bilhete de entrada no museu. Limite de 10 participantes.

ENDEREÇO

Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 Porto
GPS: 41.147524, -8.627930
Localização

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal